Não leiam livros de youtubers!


Antes que vocês cheguem e comecem a me xingar, deixe-me explicar que o título é totalmente irônico.
Protelei por meses esta postagem por inúmeros motivos, mas todos os dias em minhas redes sociais vejo pessoas falando mal da Kéfera porque ela é chata, idiota e escreveu um livro com uma tiragem gigantesca e vendeu muito bem.
Outro exemplo de pessoas que passam pela mesma situação? Christian Figueiredo, Pam Gonçalves, Taci Alcolea e muitos outros.
Tudo bem, não serei hipócrita e direi que sempre aplaudi o que está acontecendo no mercado editorial, muitas vezes me senti injustiçada por estar trabalhando como escritora a anos e ainda não ter o reconhecimento de alguém que tem uma carreira no youtube.
Mas depois resolvi ver por outro lado a questão e entendi que no mercado editorial, como qualquer outra rede comercial, eles veem o que gera lucro. Livro é um produto e um youtuber com uma boa imagem e fãs rende dinheiro.
Essa questão de youtuber não ser escritor começou a pouco tempo porque é o que está na moda. E.L James é um dos grandes nomes literários da literatura erótica e sofreu preconceito por escrever livros que eram considerados pornografia. E graças a essa moda muitos escritores de livros eróticos alcançaram o sucesso e fizeram o tipo de história que escrevem se tornar um gênero literário que vende.
Escritores de fantasia também passaram por isso quando outros, ao se intitularem de eruditos, diziam que não se tratava de literatura.
Pessoal, estou nesse meio a algum tempo e já estudei a literatura de vários âmbitos e o que posso garantir é que assim como a vida, ela é feita de fases. Antes era a onda de livros fantásticos, depois eróticos, seguido dos youtubers e agora as editoras estão malucas atrás de escritores que escrevam romance de época.
E o que vamos fazer com cada nova geração da literatura? Xingar nas redes sociais, ser mesquinho e compartilhar ódio? Acredito que exista lugar para cada um que esteja disposto a trabalhar arduamente e lutar pelo seu sonho, seja ele qual for.
Está na hora de abrirmos nossa mente e enxergarmos que para cada livro escrito existe seu público específico e pode ter certeza: Quem começa a ler livro de youtuber e se apaixona pela literatura, vai continuar querendo ler.
Eu sou um exemplo: Comecei a amar a literatura lendo livros da saga crepúsculo. Tudo bem, eu já lia antes, mas eu nunca havia me apaixonado tanto por uma história. Isso faz de mim uma leiga? Não, simplesmente percebi que meu gosto literário pode ser eclético.
Sabem como eu descobri isso? Ao bancar uma menininha infantil e discutir com uma de minhas colegas porque eu amo Harry Potter e ela ainda não tinha se permitido conhecer nada além de clássicos e didáticos. Foi aí que eu percebi que preconceito literário é horrível.
Não devemos oprimir ninguém pelo livro que lê e pelo gosto que possui. Eu amo chick-lit, mas isso quer dizer que eu tenho que falar mal da minha colega que escreve romance erótico e faz sucesso?
Não! o mundo precisa de amor em todas as áreas e vamos parar e pensar um pouquinho antes de sair xingando a editora, o escritor e meio mundo por alguém que você considera incompetente estar em um lugar de destaque.
O mundo dá voltas. Já pensou você estar em um lugar de destaque e alguém ir te xingar e dizer que não trabalhou para isso?

- Jariane Ribeiro

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. Uau! É tem razão, e acho que é só uma fase, li o livro do Christian e gostei muito, embora não fosse um dos melhores, não foi um livro que só tinha palavras para preencher as páginas. No mercado editorial, a aposta é sempre o que vai dar mais dinheiro - geralmente - não todas já que de vez em quando surgem propostas para algumas pessoas no wattpad.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, achei sua postagem muito elucidativa e concordo plenamente! Acredito que os livros de youtubers são um chamariz, pois atraem novos leitores. Muitas pessoas que não gostavam de ler, passaram a gostar depois que leram o livro de algum youtuber famoso.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li um livro de youtuber, mentira, eu li o da Bruna Vieira, que é a garota que me inspira escrever <3, mas na minha humilde opinião livro é livro, então se ele te permite esquecer esse mundo louco em que vivemos pelo menos por algumas horas já vale a pena investir na leitura. Acho horrível as pessoas te julgarem pelo livro que você gosta de ler, ninguém é obrigado a ter o mesmo gosto do coleguinha, e é por isso que existe essa variedade de histórias no mercado, para que cada um escolha um novo mundo para mergulhar e se divertir. E vou ser sincera, no fundo no fundo, todo mundo é meio escritor, afinal todo mundo sente, todo mundo tem algo para contar <3
    O post foi incrível, nem preciso falar né kkk
    http://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir